quinta-feira, 4 de julho de 2013

“Muita vocação para pouco talento ou muito talento para pouca vocação?”

  • "Esses dias eu li essa frase, ou ouvi algures, não lembro mas achei fabulosa, porque explica em poucas palavras muita coisa! Em jeito de reflexão comecei a pensar nisso e me apercebi que a maioria das pessoas que são bem-sucedidas em alguma coisa na vida venceram pela determinação e persistência e apenas algumas delas venceram pelo talento. Porque ao meu ver, talento sozinho não leva ninguém a lugar nenhum, assim como a vocação sozinha também não, mas o mais curioso é que pessoas que têm facilidade natural, o chamado talento, em fazer algo geralmente não se valoriza, não se acha demasiado bom e por vezes até desprezam essa característica nelas. Já as pessoas que se acham com vocação, aquelas que dizem amar o que fazem, persistem, mesmo que ninguém mais ponha fé nelas, elas se convencem que tem o necessário e se dedicam, estudam, treinam, ganham experiência, se especializam, tudo para chegar aos calcanhares de quem possui um talento nato, e comemoram alegremente cada pequena conquista adquirida, mesmo que só ela acredite no quanto ela é boa naquilo… por fim acabam até por convencer as pessoas que possuem talento, ou não… 

    Eu sou um grande exemplo disso acho que tenho muitos talentos mas me falta a vocação, ou teria vocação e me falta o talento? Não sei, fiquei confusa… se calhar me falta tudo…" A.P.



Pela primeira vez no blog, posto um texto escrito por outra pessoa, senão por mim. Achei simplesmente fabuloso este tema escrito por minha amiga, que inclusive aproveito para agradecer o fato de ter me deixado postar aqui as suas palavras ;)
Esse texto leva-me a altas reflexões sobre as nossas incertezas, a falta de crédito que damos a nós próprios quando possuímos algum talento, e a certeza absoluta que alguns têm, de que são realmente bons no que fazem, quando vistos de fora, de fato, não tem nada que se aproveite. E provavelmente essa pessoa tem talento para outra coisa que ainda não descobriu, visto que cada ser humano sabe sempre "fazer bem" alguma coisa. Espero que este post sirva para que muitos possam refletir sobre suas ações e suas sensações de baixa auto estima, que lhe impedem de mostrar ao mundo o seu talento, ou em outros casos, o excesso de auto estima, que por vezes, colocam as pessoas em figuras ridículas.

E para finalizar, acrescento a sábia frase do filósofo Bertrand Russel:
"O problema do mundo é que os idiotas são seguros e os inteligentes são cheios de dúvidas"

Sem comentários:

Enviar um comentário