sábado, 24 de agosto de 2013

É da natureza humana contentar-se com o mais fácil

Sim...é verdade. Muitas vezes, abrimos mão de situações, momentos, pessoas, oportunidades, conquistas, simplesmente porque o caminho mais fácil, sempre dá mais jeito. Só que eu não consigo entender isso, porque na minha vida SEMPRE escolhi os desafios, e sempre me sinto bem a cada vez em que eu provo para mim mesma, as minhas capacidades.
Essa minha reflexão surgiu quando, durante uma conversa com uma amiga, ela me fez perceber que o apego, o hábito e o comodismo, faz as pessoas escolherem as alternativas menos tortuosas, simplesmente para ter menos trabalho, simplesmente para não se correr riscos. Sempre é mais conveniente manter-se em situações nas quais a pessoa já sabe o que esperar. É muito mais simples, controlar e assumir uma situação da qual já se sabe como funciona. (To sendo repetitiva, mas é para enfatizar) Tudo isso ao meu ver, é viver sem vibração, sem entusiasmo, é ficar sempre na mesma monotonia, é viver no marasmo. Essas mesmas pessoas convencem a si próprias de que possuem sentimentos que na verdade são inexistentes, tudo para justificar a escolha. 

Não estou de maneira nenhuma a condenar a quem age dessa maneira, mas a sério que não atinjo o raciocínio metódico e conformista com os quais às vezes me deparo. Gostaria de ver as pessoas sendo mais fortes e mais fiéis aos seus próprios corações.

Falando por mim, penso que na vida, a única coisa que eu não consigo arriscar é a própria chance de viver. Um exemplo disso são os desportos radicais..sim, isso me causa medo (tipo, nada a ver dizer isso mas é que é mesmo assim). Não conseguiria jamais pular num bungee jumping, ou escalar uma montanha gelada, ou surfar. Resumindo, só não arrisco a minha vida, mas de resto, arrisco tudo, ou quase tudo. Não abro mão de tentar a felicidade, mesmo que para isso eu me sinta esfolada por dentro.

A recompensa de uma conquista vale sempre a pena.


Também é verdade que, quando eu era estudante no Rio de Janeiro, há uns bons aninhos atrás, era muito típico ver escrito nas paredes e nos muros da escola, a frase que diz: "Vivendo e aprendendo, errando e se  f**endo"...acho que essa informação foi processada pelo meu cérebro e ficou armazenada no meu subconsciente hehehehe....


Isso para não dizer que também sou seguidora, assídua, fanática pelo lema YOLO! hehehehehehehe


E lembrei-me dessa música que exprime TANTO essa minha reflexão:

"Some people think they're always right
Others are quiet and uptight
Others they seem so very nice
Inside they might feel sad and wrong"


Sem comentários:

Enviar um comentário