quarta-feira, 31 de julho de 2013

Suíça - Swiss - Switzerland

O que pode ser tão louco como decidir fazer uma viagem para outro país, com apenas 2 dias de antecedência? Há coisas que nem as razões explicam. Contado, soa como uma grande loucura...

O entusiasmo e a vontade, quando unidos, fazem-nos agir de maneira insana. E como é bom ser louco!
Se nesse espaço de cerca de 48 horas havia alguma dúvida se essa era a decisão correta, a vida apresentou-me um sinal de confirmação. Quando cheguei ao meu assento A8, do vôo TP 949, apertei o cinto de segurança e deixei a minha visão analisar o avião, como sempre faço quando viajo. Achei o avião da TAP um bocado antigo e como sempre, desconfortável. Eu estava na janela, e ao meu lado havia um espaço vago e no outro assento havia uma adolescente brasileira, ouvindo música, cantando em mímicas. Depois de analisar a minha volta, olhei pra frente, ao que visualizo algo realmente inusitado...inesperado... O meu nome estava escrito nas costas do assento à minha frente, a caneta azul. E havia uma palavra por baixo, que terminava em X mas eu não percebi o que era, mas o nome "JESSICA" estava nitidamente escrito. Fiquei realmente contente, porque coincidências excessivas (na minha vida) eu dou o nome de "sinais". Eu simplesmente sorri, com a certeza de que sim, eu estava fazendo a coisa certa.
Não consigo ser incrédula ao ponto de achar normal e mera coincidência, diante de centenas de assentos, o meu nome estar escrito JUSTAMENTE onde eu fui designada para sentar.

Enfim, a viagem até Genebra correu lindamente. Dormi um pouco num período de cerca de 2 hs. Acordei na hora do lanche e depois não voltei a dormir. A minha chegada foi...surreal! Acho que às vezes o choque de alegria é tão grande, que expressamos com timidez a excitação que vai dentro de nós. Às vezes tenho medo de transparecer ser uma pessoa desequilibrada se demonstrar de maneira eufórica toda a minha alegria (como se fosse proibido eu me sentir plenamente feliz).

Não pretendo detalhar muito a viagem, porque os tesouros devem ser guardados a sete chaves na memória e principalmente no coração e este blog não é de fato, um atelier de exposição da minha vida.

Enfim, amei...AMEI...amei a Suíça, amei os lugares que conheci (desembarquei no aeroporto de Genève, mas dali, segui logo para Lausanne, Montreux e Martigny). Eu sou grande observadora das energias dos lugares, e eu adorei a energia do país. Adorei a atmosfera e não paro de pensar no lugar e "no que me fez ir até lá". Martigny foi onde passei a maior parte do tempo, e achei a cidade super limpa, super organizada, super aconchegante. Relativamente pequena mas cheia de vida.

Confesso que me senti uma alienígena por não falar francês. Me senti ridícula em algumas situações, onde as pessoas falavam comigo e eu não sabia o que responder, visto que não havia percebido se quer a pergunta. É frustrante demais. Mas enquanto estive sozinha, me desenrasquei no inglês (e até fui bem compreendida).

E além dessas cidades maravilhosas que citei, ainda fui dar um passeio já ali ao lado...
Na FRANÇA!
Estava completamente fora das minhas expectativas pisar também em solo francês, e assim foi. Conheci a cidade de Chamonix, na região do Mont-Blanc. Estava muito calor mas à minha volta só havia montanhas cobertas de gelo. Visualizei uma natureza que para mim, até então, era desconhecida. E já que estávamos na França, comemos Fondue =D Que delícia, e que divertida a minha primeira experiência com o famoso Fondue. Havia na mesa ao lado, um senhor na faixa dos seus 40 anos, loiro, muito loiro e completamente vermelho de tanto apanhar sol, e o homem ria-se, observava-nos, e escrevia alguma coisa num bloquinho. Quando eu pensava que o homem finalmente já tinha desviado a sua atenção, que nada! Lá estava ele nos olhando, observando e talvez admirando. E foi assim até ao fim.
Uma coisa muito engraçada, foi o prazer que senti em poder utilizar Euros. Ou seja, pouco tempo antes, na Suíça, paguei em Francos Suíços no supermercado, e na França, obviamente, pude reutilizar a moeda corrente na União Européia.
Eu posso dizer que foi o lugar mais maravilhoso que já fui, pois foi onde senti realmente uma energia superior. Eu não conseguia parar de olhar para aquele enorme monte branco, cheio de gelo, em pleno verão. Após muitas fotos, gargalhadas e Fondue, resolvemos voltar para a vizinha Suíça e a cada metro que eu andava, eu parava para despedir-me e dar mais uma olhadinha para aquela montanha tão imponente!

A viagem de volta para a Suíça foi outra parte linda. A noite estava chegando e o céu tinha uma coloração diferente, em tons avermelhados e cinzentos. Talvez a posição geográfica de onde eu estava, favorecia o vislumbre desse pôr-do-sol mais cintilante e colorido. Enquanto descíamos a montanha de volta a Martigny, paramos o carro e descemos num lugar completamente escuro, onde só se via a iluminada vila e uma lindíssima lua, enorme, com uma parte escondida por uma montanha. Nesse momento estava tocando Perfect Symmetry, dos Keane, no carro (que tinha as portas abertas), enquanto tentávamos tirar alguma foto de jeito da lua (...não obtivemos sucesso...lol).

E foram assim meus maravilhosos 3 dias suíços: com chocolates, salame, queijo, salsichas deliciosas, röstie e claro, o melhor doce de Portugal! =P

**************************************

Para dar som a este post, nada melhor que essa música, que não paro de ouvir desde o dia que retornei a Portugal.:


Sem comentários:

Enviar um comentário