sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A terceira invasão francesa...


 Linhas de Wellington é o filme que me levou a sair de casa nesta quinta feira. Fui com duas amigas aproveitar meu dia de folga num cinema em Lisboa.
Posso dizer que após cerca de duas horas e meia de filme, os momentos seguintes o sair da sala de cinema, foram de silêncio e lágrimas contidas nos olhos. Geralmente saio das salas de cinema comentando imediatamente sobre as cenas, os atores, mas neste filme em especial, levei um certo tempo para digerir e processar toda a informação do que acabara de assistir.
Um sentimento forte de agradecimento esteve sempre em meu pensamento durante todo o tempo em que eu estava a assistir o filme. Sim...agradecimento de não ter vivido naquela época, naquela realidade de dor, medo, fome, insegurança, mudanças drásticas, incertezas, etc...
O roteiro explora o tema da terceira invasão francesa ao território português e o filme torna-se forte porque mostra vidas de pessoas comuns, que tiveram de abdicar de suas próprias casas e suas rotinas, para que os "jacobinos" sanguinários invadissem e dominassem tudo.
Recomendo vivamente que quem tiver a oportunidade, que assista a essa superprodução "mix-européia". O elenco está incrível, com atores de diversas nacionalidades, desde o português Nuno Lopes ao estadunidense John Malkovich, todos espetaculares, sendo a realizadora bem portuguesa: Valeria Sarmiento.

Mais informações sobre o filme aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário