sexta-feira, 28 de junho de 2013

Eu e o Budismo

Não sou propriamente religiosa mas há cerca de um ano, tenho buscado cada vez mais entender e conhecer as práticas do budismo e a cada vez, fascino-me mais. Não há absolutamente nada, que se possa apontar como negativo nesta religião. 
A conclusão que já tirei até o momento, é que os dois objetivos centrais são: compaixão e a busca pela paz interior. Me enquadro totalmente nessa filosofia de vida. Eu sinceramente nunca li nenhum livro de budismo, e vou sabendo dos assuntos aleatoriamente, através de pesquisas na internet. E hoje assisti a um vídeo que conta a história detalhada de Siddhārtha Gautama. Estou fascinada. 

Descobri que ele nasceu em meio a riqueza, e quando deparou com as realidades do mundo do lado de fora de seu palácio, resolveu abdicar de todo o luxo e ir atrás de respostas para tanta dor e sofrimento que viu. 

E dizia em seus ensinamentos, que para cessar o sofrimento, devemos exterminar os desejos que habitam dentro de nós. Tarefa difícil seu Buddha, mas é isso! Faz todo o sentido. Ou seja, quanto menos desejamos, mais felizes somos. 

Também tirei a conclusão de que nós do mundo ocidental estamos TÃO, mas TÃO distantes dos desapegos e é por isso que somos eternos insatisfeitos com a vida, apesar de termos tudo ou quase tudo o que falta em países que encontram-se em condições sub humanas. E também estamos ainda bastante distantes do conceito da compaixão. Enquanto se tem uma boa vida, muitos acabam por esquecer as necessidades do próximo e não se importam com a fome, com a dor e com as doenças alheias.

Queria encontrar um lugar onde eu pudesse partilhar deste sentimento com milhares de pessoas. Uma viagem ao Tibet, ao Cambodja...que sonho!!! A não ser que toda a humanidade se conscientizasse e começasse a buscar pela mesma paz e felicidade. O mundo seria um lugar puro e eu não precisaria viajar para longe para encontrar tanta gente de alma pacífica.

Bem, deixo aqui o video que assisti, caso alguém se sinta interessado em conhecer melhor a história do Buddha.




E também um mantra para quem queira se sentir em paz! Não tem como ficar indiferente a isto:


Sem comentários:

Enviar um comentário